Pensei que o inverno seria um inferno, já que passei quase mais de dois anos sem sentir o frio. Na verdade, não foi tão ruim assim, mas com certeza foi um choque. Odeio ter que colocar roupa até sentir sofocada, ficar com a pele seca e irritada, e sentir o corpo entorpecido quando estiver na rua. Por isso, adorei o post do comediante La Peña, que está passeando em Nova Iorque e sofrendo com o clima (não gostei da parte homofóbica, mas esse é um tema para outro dia). Confiram:
Texto completo: Picolé de brazuca
Trecho:
"Outra coisa, carioca acha que roupa de frio é caretice. Se recusa a por uma touca ridícula ou calçar luvas, coisa de boiola. Macho que é macho bate queixo e jura que tá acostumado. E sai na rua crente que tá abafando. Mas aqui não tem nada abafando. É tudo congelante. Principalmente o vento que te corta em quinze pedaços. A última vez que saí daqui do quentinho meu nariz e três dedos da mão caíram e foram arrastados pelo tufão ártico até o rio Hudson. Só os recuperei porque eles não aguentaram o frio e voltaram pra mim."
Vídeo:
Muito legaw. Ri muito. Valeu!
Posted by: Simone | January 25, 2010 at 10:38 PM
Esses cariocas são friorentos mesmo.
Sinceramente, apesar que qq gaúcho ou paranaense vai sentir muito frio nas RUAS de NY ou Toronto, ambos estão mais acostumados ao frio do que muito norte americano, europeu ou canadense.
Digo isso pq TODOS os blogs ou Travelogs de gringos de tais lugares, que visitam ou mesmo moram na região sul, RECLAMAM do frio.
Mais especificamente, o problema não é o frio INTENSO, mas sim o frio moderado PERMANENTE, sem tregua, mesmo no que deveria ser o teórico conforto da casa e do quarto, devido à falta de codigos de construção para o frio (aparentemente, o país inteiro segue normas "tropicais" criadas provavelmente por cariocas, ou no máximo, por paulistas): falta de eficientes sistemas de aquecimento interno, falta de vedação (insulation), etc, etc
Claro, estou falando aqui de americanos, europeus e canadenses com bom nivel de vida e que tem tais confortos em suas casas no gelado norte. Afinal, uma minoria de tais países vive em semi-pobreza e não tem condições para manter uma casa bem vedada e aquecida. Para esses, realmente, o inverno é o inferno e o frio nas casas do sul brasileiro não deve ser nada demais.
Posted by: RogerPenna | January 29, 2010 at 01:35 PM
The homophobic part is part of their jokes. They do all the time, but that's actually a joke in itself. They joke about the man who is macho. The comedians are not homophobic themselves.
Posted by: Fabio Bossard | January 30, 2010 at 03:28 PM
discordo que ha homofobia no texto original. Eh muito comum brasileiro falar que isso ou aquilo "e coisa de boiola." Isso e normal la e vc deveria saber disso.
De qualquer maneira, eu detesto o inverno. Mesmo. Depois de uma decada no Ceara, uma decada inteira em NYC nao me fez me aclimatar. Florida, aqui vou
eu.
Posted by: Ernest Barteldes | February 01, 2010 at 07:35 PM
Ernest, just because something is commonly said doesn't make it right. Americans used to use the n word all the time, or refer to Jews in very derogatory terms (and hey, some still do). My gay friends don't like it when people use words like "boiola" or "viado" in English, and likewise I don't like those words in any language.
Posted by: Rio Gringa | February 01, 2010 at 07:46 PM